Qual a importância de mensurar resultados?
Essa prática contribui de muitas formas para a empresa, já que ajuda a identificar problemas de negócios e, também, oportunidades de mercado.
Abaixo, explicamos como mensurar resultados pode ajudar, na prática, a organização. Confira!
Auxilia em análises preditivas
A análise preditiva é uma metodologia que utiliza o Big Data para estimar previsões. Ela utiliza um grande volume de dados e, com base no histórico da empresa, pode identificar padrões que ajudam a construir uma visão de cenários futuros.
A mensuração de resultados contribui diretamente para análises preditivas, pois as informações coletadas são cruciais para essa avaliação.
Ajuda na tomada de decisões
Realizar o levantamento dos dados e fazer uma análise crítica do cenário atual pode apontar uma série de medidas necessárias, tais como:
- redução de custos fixos;
- ações para aumentar a produtividade da empresa;
- investimentos que deverão ser realizados nos próximos meses;
- entre outras.
Analisar os dados contribui para uma tomada de decisão mais precisa, já que a empresa dispõe de números concretos para sua avaliação.
Contribui para o desenvolvimento de planos de ação
Com o apoio dos resultados da análise, é possível estruturar estratégias que visam aos objetivos da empresa – por exemplo, aumentar o volume de vendas, reduzir despesas fixas, melhorar a produtividade, entre outros.
Confira 6 práticas para mensurar resultados
Agora que você já sabe a importância de mensurar resultados, listamos 6 práticas para uma análise construtiva e precisa. Confira!
- Definir metas e objetivos
Estabelecer quais são as metas e objetivos da empresa em curto, médio e longo prazo é essencial para o crescimento da organização. Após avaliar o cenário atual em que se encontra, a companhia deve realizar projeções realistas para, assim, solucionar seus problemas de negócios.
- Estabelecer indicadores
Para mensurar resultados de forma precisa, é fundamental que a empresa estabeleça seus KPIs (Key Performance Indicators, ou Indicadores-Chave de Desempenho, em português). Após definidos suas metas e os objetivos, deve-se apontar quais são os dados que podem auxiliar no acompanhamento de performance da organização.
Para isso, pode-se utilizar dados coletados de softwares e sistemas de gestão que a empresa utiliza. Por exemplo, se o objetivo é otimizar a estrutura de custos, então, ela pode reunir um extrato de todas as saídas de caixa dentro de um período igual ou superior a 90 dias e avaliar quais despesas podem ser reduzidas ou cortadas definitivamente.
- Analisar o histórico de dados
Analisar o histórico de dados é a melhor maneira de identificar padrões dentro da organização e fazer análises precisas para o futuro.
Para isso, deve-se coletar os resultados dos KPIs de meses anteriores, de modo a identificar tendências.
- Utilizar ferramentas de medição
Para viabilizar a análise de resultados, a empresa precisa do apoio de softwares e ferramentas de medição. Isso inclui:
- sistemas de gestão;
- softwarede Business Intelligence (BI);
- softwaresde processamento de dados;
- entre outros.
Além desses, a organização pode utilizar, também, uma série de relatórios gerados pelas plataformas digitais que utiliza. Por exemplo:
- gráficos do Google Analytics;
- relatórios de mídias sociais, como Facebook e LinkedIn;
- relatórios da plataforma em que o siteda empresa está hospedado;
- entre outros.
As ferramentas acima são capazes de mensurar tráfego no site, avaliar os hábitos on-line do consumidor, consultar dados demográficos, entre outros. Tais recursos podem contribuir significativamente para a tomada de decisão da organização, especialmente se a empresa tem uma forte presença na internet.
- Monitorar periodicamente os dados
É importante que a empresa realize um acompanhamento dos resultados periodicamente. Em geral, organizações costumam avaliar o seu desempenho semestralmente, para que possam adotar as medidas necessárias com mais agilidade e promover seu crescimento contínuo.
- Elaborar relatórios
Após os dados serem gerados e avaliados com cuidado, é hora de elaborar o relatório. Esse documento facilitará as análises futuras, já que será possível consultar as métricas com maior facilidade.
Além de detalhar os resultados, o documento pode apresentar uma linha de tendências para os próximos meses e, ainda, definir quais serão as metas e objetivos da empresa.
A partir desse relatório, é possível estruturar o plano de ação com etapas e prazos definidos que visam ao crescimento da empresa dentro de determinado período de tempo.
Entenda por que não avaliar todas as métricas
Analisar as métricas é uma importante prática para compreender a atual conjuntura da empresa e criar um planejamento voltado para o seu crescimento. No entanto, é preciso entender que nem todos os dados merecem tamanha atenção. Explicaremos a razão abaixo!
Nem todas as métricas são relevantes para a empresa
Conforme explicamos acima, definir os KPIs para mensurar resultados é uma prática importante. Isso porque nem todos os dados coletados pelos softwares e ferramentas terão grande relevância para a empresa.
Por exemplo: analisar o aumento bruto de seguidores nas redes sociais pode ser irrelevante para empresas B2B de indústrias específicas, já que o que lhes interessa é a qualidade de um Iead.
Manutenção de informações em excesso pode gerar perda do foco
O foco nos objetivos da empresa é um aspecto que reforça a importância de escolher os KPIs certos. Analisar em excesso desvia a atenção do que é realmente importante para a organização, além de gerar um desgaste desnecessário para a equipe. Por isso, é importante focar nas informações que são relevantes para as metas definidas pela empresa.
A prática de mensurar resultados deve ser realizada periodicamente pela companhia. No entanto, é importante se ater aos dados que realmente convêm para os objetivos da organização.
Fonte: https://blog.fnq.org.br/praticas-para-mensurar-os-resultados-da-sua-empresa/